Lucas Aribé na mídia

Vereador pede apoio ao projeto 'Aracaju Acessível'

Data de Publicação: 17 de Julho de 2015

Foto -

Jornal do Dia - Geral

17 de Julho de 2015

 

O vereador Lucas Aribé esteve reunido com a equipe técnica da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Dieesp/Seed) para discutir a programação do projeto Aracaju Acessível.

O evento ocorrerá entre os dias 20 e 27 de setembro, em toda a capital, e contará com uma ampla e diversificada programação de sensibilização, mobilização e instrumentalização da sociedade aracajuana para a promoção da acessibilidade em seus diversos âmbitos.

Lucas Aribé, idealizador do projeto, disse que essa iniciativa consiste basicamente em conscientizar a população da capital sergipana sobre a questão da acessibilidade, bem como os direitos das pessoas com deficiência.

"Por isso, o apoio do Governo do Estado, por meio da Seed, é indispensável. Sempre tivemos a participação da Dieesp/Seed neste projeto e, como vamos fechar a programação no dia 31 de julho, queremos incluir as escolas da rede estadual no cronograma de atividades do Aracaju Acessível", disse o vereador.

A coordenadora da Dieesp, Aparecida Nazário, afirmou que sua equipe técnica já está preparando uma proposta para inserir na programação do evento.

"Todos os anos a Seed participa do projeto Aracaju Acessível, promovendo palestras e debates nas escolas. Realizamos caminhadas de sensibilização e outras atividades com o intuito de promover a inclusão envolvendo toda a comunidade escolar", enfatiza a coordenadora.

Assembleia - Na manhã de quinta-feira, 16, o deputado Gilson Andrade (PTC) recebeu em seu gabinete o vereador Lucas Aribé (PSB), que veio falar sobre as comemorações alusivas ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, este último, instituído pelo vereador a partir da Lei 4.444/2013, e que neste ano, através do Projeto Aracaju Acessível apresenta toda uma programação voltada a data, que acontece no período de 20 a 27 de setembro cujo tema é "Trabalho como instrumento de transformação social".

O deputado Gilson Andrade considera que a iniciativa do vereador Lucas Aribé demonstra sensibilidade e atenção para uma parcela da população que não tem os seus direitos respeitados na sociedade e se coloca à disposição para contribuir com a realização do evento. "Acho de extrema importância a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e que sejam cumpridas e respeitadas as garantias legais de acesso delas. É necessário que a sociedade tenha o olhar igualitário a respeito da inclusão gerando, também, oportunidades. Somos solidários e da mesma forma abraçamos esta causa em prol de uma cidade sem barreiras para estas pessoas e que também seja garantida a acessibilidade e autonomia delas", salientou.

Matéria Impressa Jornal do Dia

 

Foto -